Artigos

Artigo interessante e engraçado sobre a conjugação da tecnologia actual com a tecnologia lítica pré-histórica.

O artigo encontra-se no link:

http://arqueologiaeprehistoria.com/2014/06/16/como-humanos-pre-historicos-usariam-uma-impressora-3-d/

"O texto foi escrito por Adele Peters, sobre um trabalho experimental realizado por designers que combina que combina artefatos de pedra com artefatos produzidos por impressoras 3D.



É Assim que Humanos Pré-Históricos Deveriam Ter Utilizado Impressoras 3-D

Um machado de mão sempre pode usar alguns acessórios

Um novo e improvável conjunto de ferramentas combina duas tecnologias “Estado da Arte” que foram criados com 1,8 milhão de anos de diferença: machados pré-históricos e de impressoras 3-D.
O projeto começou há alguns anos atrás, quando o estilista israelense Dov Ganchrowparticipou de um “seminário de design low-tech”, onde um arqueólogo ensinou a arte de lascar, ou transformar pedras em instrumentos pontiagudos.
Eu me apaixonei por bater uma pedra com outra“, diz Ganchrow. Ele e seu parceiro de estúdio de design, o falecido Ami Drach, começaram a experimentar através da combinação das técnicas antigas de lascamento que tinham aprendido com formas 3-D customizadas impressas sob medida. Em parte, foi uma maneira de visualizar as muitas maneiras diferentes que os machados originais podem ter sido utilizados.
Na nova série Men Made (Feito pelo Homem), alguns dos anexos impressos em 3-D mostram como os instrumentos podem ter sido utilizados. Um coldre de clipe mostra como alguém pode ter usado um machado em uma caminhada para se proteger de predadores. Outros têm alças mais longas, transformando a pequena pedra em uma lança ou um machado para cortar lenha.
Um pequeno tripé vira uma ferramenta em uma exibição, com base em evidências de que os homens das cavernas fizeram machados muito grandes para ajudar a atrair as mulheres - “um meio de ostentar suas habilidades de produzir artefatos de pedra e, talvez, ter sorte“, diz Ganchrow.
Cada uma destas utilizações é algo hipotético, já que os pesquisadores não sabem exatamente o que humanos pré-históricos fizeram com esses instrumentos. “Os trabalhos são realmente significantes para gerar debate“, Ganchrow explica. “Eles são um mapeamento de pensamentos e teorias nos campos da arqueologia e das ciências evolutivas com relação ao machado de mão.”
O projeto combinou duas das obsessões de Ganchrow. “É provavelmente uma mistura de ser um designer de produto que simplesmente não pode deixar as coisas sozinhas com um fascínio desde muito jovem com a arqueologia“, diz ele. “Ser um designer significa que eu estou lidando com a cultura material, e criando artefatos para os futuros arqueólogos que refletem o que somos hoje.”
____________________________
Abaixo você confere o ensaio fotográfico com a combinação dos artefatos líticos lascados com seus anexos impressos em 3-D. Lembrando que o trabalho realizado não é um trabalho de arqueologia experimental propriamente dito, e não significa que estes instrumentos pré-históricos eram utilizados dessa maneira. É apenas um trabalho que que combina, de modo surreal, duas tecnologias completamente distintas. O resultado é interessante ao perceber o pensamento atual sobre utilização de artefatos com artefatos pré-históricos.
As fotos são de Moti Fishbain.
Abaixo, um suporte confortável para melhor preensão do machado de mão de lascamento bifacial adaptado na extremidade mais larga da peça:
Abaixo, uma técnica moderna de preensão das peças na ponta de lanças de madeira:
Abaixo, um cinto com um coldre de clipe preso a um cinto, imitando o modo como policiais carregam suas armas:
Abaixo, diferente maneiras de encabar uma lâmina de machado:
Abaixo, um suporte lateral para melhor conforto na preensão do machado de mão, com detalhe para a área circular de preensão do polegar no centro:
Abaixo, um tripé de design moderno para exposição da peça (exemplificando a idéia de Ganchrow sobre uma ostentação do artefato):
Abaixo, um encabamento na porção menos larga da peça, lembrando um punhal ou um tipo de raspador encabado:
Abaixo, eu não faço idéia do que seria isso… Talvez um modo alternativo de preensão do machado de mão:
Abaixo, um encabamento do artefato similar ao de uma enxó:

Sem comentários:

Enviar um comentário